O mito da caverna sob o olhar da atualidade - Bianca Braga de Carvalho

O mito da caverna, apesar de ser um texto escrito na Antiguidade Clássica, é atemporal em sua metáfora. Escrito para incitar o pensamento e reflexão, pôde ser aplicado em diversos momentos na história - na Idade Média, num contexto de ultra religiosidade e alienação científico-social; na Idade Moderna, como pretexto para o pensamento e desenvolvimento científico e na Idade Contemporânea, para avaliar o impacto dos veículos de comunicação dos cidadãos comuns em busca da verdade acima do conforto. Porém, meso após mais de dois mil anos desde escrito, o ser humano ainda vive preso na Caverna.

Não é necessário ir muito distante. No próprio Brasil é possível enumerar algumas situações em que as pessoas se deixam enganar por sombras  e formas na parede.
O Instagram, rede social de fotos, essencialmente, virou instrumento para os ditos Digital Influencers venderem um estilo de vida que está longe de espelhar a realidade.
Aplicativos de distorção de rosto e corpo, filtros de maquiagem e a divulgação de uma rotina falsa perfeita contribuíram para o aumento da depressão e  outros problemas mentais em jovens que continuadamente, recebiam esse tipo de informação.

Face a isso, empresa por trás do Instagram, o Facebook, declarou em  2019, que está buscando incremento da Inteligência Artificial da empresa para reduzir a incidência de fotos manipuladas em softwares de imagem no feed do aplicativo.

Olhando a mesma questão sob o viés político-social, as distopias criadas por Orwell Huxley, apesar de utilizar-se uma hipérbole em suas narrativas para efeito literário, podem ser equipadas à atualidade com o crescimento de escândalos no mundo todo, relacionados à compra de matérias parciais em jornais e revistas, censuras governamentais, fake news em redes sociais como Facebook e Watsapp - ferramentas eficazes para a política de países como Brasil e Estados Unidos para fins eleitorais e Inglaterra para conquistar apoio popular no Brexit.

Um evento lamentável da onda das fake news , foi o movimento anti-vacina que tomou o mundo ocidental trazendo de volta doenças há muito controlada, como o sarampo.
Segundo as fake news, vacinas causam autismo nas crianças. Usuários de redes sociais alegam que acessaram a informação de um suposto estudo realizado nos Estados Unidos comprovando essa hipótese.
Até a comunidade científica vir à público desmentir a suposta pesquisa, o estrago já estava feito e o medo da vacina propagou-se alcançando milhares de famílias em várias partes do mundo.

Assim como o homem que saiu da caverna e tentou levar seus contemporâneos para fora, onde havia sol, e a verdade poderia ser vista, aquele que opta por ser racional, enfrenta grande resistência social. É natural ao ser humano ficar em sua zona de conforto, porém, dado às consequências de sua escolha por ficar na escuridão, o ônus será enorme e atingirá a todos, esteja dentro ou fora da caverna.

Há de se continuar propagando a luz para mentes escurecidas, embrutecidas pela ignorância e a fraqueza de pensamento, pois lá fora, há um mundo repleto de luz e vida real a ser descortinada.

Agora é Lei: Toda mulher tem direito a acompanhante maior de idade em consultas, exames e cirurgias

  No dia 27/11/2023 foi promulgada a Lei 14.737 que altera a Lei 8.080, de 19/09/1990 - Lei Orgânica da Saúde, para ampliar o direito da mul...