Na conferência de abertura, "Millôr e a arte brasileira", Agnaldo Farias pontuou a versatilidade de Millôr como desenhista, pintor e cartunista, e o comparou a artistas como Paul Klee, Picasso e Miró. Além disso, apontou que seu trabalho como ilustrador e desenhista é menos valorizado do que sua vertente de humorista e pensador.
Em seguida, na mesa "Millormaníacos", os humoristas Hubert e Reinaldo, que começaram suas carreiras no Pasquim, fundado pelo guru do Méier, entrevistaram o mestre Jaguar. Este falou de suas memórias do amigo Millôr, relembrando a invenção do frescobol, a prisão dos jornalistas do Pasquimdurante a ditadura e as brigas com Tarso de Castro e Chico Buarque.
A Flipinha contou com programações variadas ao longo do dia, incluindo a conversa entre as crianças e as ilustradoras Laura Teixeira e Luciana Grether Carvalho, que falaram sobre seus processos de criação e a inspiração vinda das coisas simples do cotidiano. Eliane Brum e Antonio Prata abriram a programação da FlipZona, nesta manhã, falando aos jovens sobre suas experiências como roteiristas, tanto em novela quanto documentário.
A noite terminou em grande estilo, com duas estreias: a primeira apresentação de Gal Costa em Paraty, apesar das duas décadas vividas no Rio, no primeiro show gratuito da história da Flip. A baiana mesclou músicas de seu disco mais recente, Recanto, dirigido por Caetano Veloso, a clássicos como "Baby" e "Vapor Barato", entoados pela multidão que a assistia.
Confira aqui a programação da Flip, Flipinha, FlipZona eFlipMais!
Cobertura online
Acesse nosso Facebook, Twitter, Instagram, Flickr, Blog eYouTube para acompanhar a #Flip2014 de onde estiver. Para ter as informações à mão, baixe gratuitamente o app da Flip 2014 na Apple Store e no Google Play.
Quem faz a Flip
A Casa Azul é uma organização da sociedade civil de interesse público, que desenvolve projetos nas áreas de arquitetura, urbanismo, educação e cultura. Desde as primeiras ações, mantém uma intensa relação com a cidade de Paraty. A Flip e os projetos educativos permanentes – Flipinha, FlipZona e Biblioteca Casa Azul - são algumas de suas experiências que potencializam importantes transformações no território e ajudam a melhorar a qualidade de vida de crianças e jovens paratienses.
Fonte: FLIP