O ramo verde - Adelina Lopes Vieira

Frederico era estouvado, não aceitava conselhos; ria e zombava, coitado! das sábias lições dos velhos.
Sofia, meiga criança, era o contraste perfeito do irmão, uma pomba mansa sem o mais leve defeito. Dera o papai aos pequenos dois canteiros bem plantados, em tudo iguais; mas em menos de um mês estavam mudados. O de Sofia, que encantos! Tinha fartura de rosas, cravos, baunilha, agapantos, e violetas perfumosas.
No outro havia mamona, urzes, trifólios, urtigas e uns restos de manjerona já roída das formigas. Foram à tarde a passeio no jardim os dois; Sofia colhia rosas; em meio disse ao irmão: — que alegria! Vou dar à mamãe um ramo das minhas amadas flores! a sua alcova embalsamo e alcanço beijos e amores! — Dás-me esta rosa encarnada, Sofia, p'ra o seu cabelo? — Dou, mas não levas mais nada; corrige o teu desmazelo. Trabalha, meu preguiçoso! Ouro é o tempo que se perde não deves ser ocioso, nem pôr pé em ramo verde. Só assim terás emenda! — Tens graça, linda agoireira; vais ver, minha doce prenda, se a sentença é verdadeira. Disse, e subiu apressado a verde acácia frondosa, e lá, de um ramo delgado, gritou à irmã receosa: — Não vês o ramo... sensata? o pisá-lo não me aterra... Mal acabara a bravata, partiu-se o ramo, ei-lo em terra. Na queda quebrou um braço, Sofia teve um fanico... Mas deixou de ser madraço o pequeno Frederico.

Agora é Lei: Toda mulher tem direito a acompanhante maior de idade em consultas, exames e cirurgias

  No dia 27/11/2023 foi promulgada a Lei 14.737 que altera a Lei 8.080, de 19/09/1990 - Lei Orgânica da Saúde, para ampliar o direito da mul...