Cursos de Engenharia já são opções para a educação a distância



Os cursos de humanas eram predominantes entre as graduações a distância disponíveis. As licenciaturas eram umas das mais procuradas pelos alunos, segundo o Censo de Educação Superior realizado pelo Ministério da Educação (MEC). Contudo, com a expansão da tecnologia e a consolidação da modalidade de ensino no país essa perspectiva tem mudado.

O MEC já reconhece cursos de engenharia em universidades públicas e essa tendência tem se expandido também para as instituições particulares. É o caso da Universidade Braz Cubas que neste ano inaugurou o curso de Engenharia de Produção na modalidade EaD (Educação a Distância).

Segundo a Coordenadora Geral de Educação a Distância da universidade, Mara Yáscara Cardoso, a escassez de profissionais dessa área foi uma das motivações para a implantação do primeiro curso de engenharia a distância da instituição.

“A decisão da Braz Cubas de entrar na educação a distância com cursos de engenharias origina-se em estudos do mercado que têm mostrado, constantemente, a carência de profissionais da área das engenharias. Também devido a sua experiência na formação de engenharias presenciais e na consolidação em diversos cursos de graduação na área da educação superior a distância”, declarou Mara.

A principal diferença entre as graduações EaD de exatas e humanas é a abordagem que, de acordo com Mara, é muito mais teórica no caso das opções na área de humanidades. A coordenadora ainda afirma que os cursos de exatas demandam de aulas práticas, situações de simulação e muitos conceitos matemáticos.

A universidade já conta com sete graduações de engenharia presenciais (Ambiental, Civil, de Computação, de Controle e Automoção, Produção, Elétrica e Mecânica), mas a intenção é expandir a oferta em EaD. “O curso de engenharia de produção foi um passo importante e nos permitirá, com sua experiência, o oferecimento de outros cursos de engenharia na modalidade de ensino a distância”, afirmou.

Carreira – O mercado de trabalho para o engenheiro de produção é amplo, pois é possível que atue em diferentes áreas de uma organização como finanças, produção, recursos humanos, marketing ou desenvolvimento do produto. Esse profissional pode atuar tanto no âmbito industrial quanto na área de serviços.

Na Universidade Bras Cubas, o estudante que optar pelo curso de Engenharia de Produção a distância poderá escolher entre as opções totalmente on-line ou semipresencial, o qual exige a presença do aluno na instituição ao menos uma vez na semana.

Durante o curso, serão disponibilizados material didático que inclui livros, teleaulas, roteiros de estudo, dicas, textos e exercícios complementares; um corpo de tutores presencial nos polos e a distância; biblioteca; computadores com softwares específicos instalados e simuladores virtuais. Para saber mais sobre os cursos disponibilizados, entre no site da instituição.

Fonte da notícia: ESAB
Crédito de imagem: Riocities

Agora é Lei: Toda mulher tem direito a acompanhante maior de idade em consultas, exames e cirurgias

  No dia 27/11/2023 foi promulgada a Lei 14.737 que altera a Lei 8.080, de 19/09/1990 - Lei Orgânica da Saúde, para ampliar o direito da mul...