Psicologia da Educação - Denise Marcon



A Psicologia da Educação é uma área da psicologia que tem como objetivo principal estudar como os humanos aprendem no ambiente escolar, a eficácia dos processos e intervenções educativas e a aplicação da psicologia no ensino/aprendizagem e nas instituições de ensino. O psicólogo desta área busca compreender como os alunos aprendem e se desenvolvem e, para isso, é muito importante para este profissional aprofundar seus conhecimentos sobre o desenvolvimento humano em todas as suas fases.

O mais importante para atuar na Psicologia da Educação é conseguir relacionar os conhecimentos científicos da psicologia com os conhecimentos sobre educação. Conseguindo articular o conhecimento educativo aos pressupostos dos principais teóricos da psicologia, o psicólogo na educação estará ligado aos aspectos internos da instituição, desenvolvendo ações voltadas diretamente para os docentes de modo que possa fortalecer e instrumentalizar estes profissionais para a atuação junto aos alunos.

Devemos levar em consideração que a realidade vivida dentro de instituições escolares são múltiplas e complexas. O psicólogo estará preparado para recebê-las e enfrentá-las com bons resultados, a partir da junção de seus conhecimentos sobre o comportamento humano com o conhecimento educacional, utilizando sua sensibilidade para lidar com profissionais, pais e alunos.

O psicólogo de sucesso na educação é aquele que favorece o acesso aos conhecimentos da psique humana e que ajuda a todos os envolvidos no processo educacional a entender melhor todos os fenômenos da educação e do processo de ensino aprendizagem.



Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado
http://www.portaleducacao.com.br/psicologia/artigos/10521/psicologia-da-educacao#ixzz2rySHHSP4

Agora é Lei: Toda mulher tem direito a acompanhante maior de idade em consultas, exames e cirurgias

  No dia 27/11/2023 foi promulgada a Lei 14.737 que altera a Lei 8.080, de 19/09/1990 - Lei Orgânica da Saúde, para ampliar o direito da mul...